Uma parceria entre a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da Republica (SDH/PR) e o Ministério da Saúde (MS), resultou em um mecanismo de segurança para que participantes dos Programas de Proteção a Vítimas e a Testemunhas Ameaçadas possam acessar o Sistema Único de Saúde com segurança.
Com a mudança, cada participante do programa e seus famílias terão acesso a um cartão especial do SUS, que dispensará a apresentação de outros documentos pessoais durante eventuais atendimentos de saúde em qualquer lugar do país. A medida, inédita desde a criação do programa, que completou este ano 15 anos de existência, é resultado de um trabalho conjunto da coordenação-geral de Proteção a Testemunhas (CGPT) da SDH/PR e do Núcleo Técnico do Cartão SUS (DATA SUS), do Ministério da Saúde.
A coordenadora-geral do programa na SDH/PR , Luciana Silva Garcia, avalia que o cartão representa um passo importante rumo ao aprimoramento do programa. “Com a garantia de segurança das informações dos protegidos, vamos viabilizar o acesso seguro de nossos usuários ao Sistema Único de Saúde, sem que isso resulte em aumento da vulnerabilidade dessas pessoas”, afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por sua Contribuição!