“Todos são iguais perante a lei sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direitos à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e a propriedade...”

art.5º Constituição Federal

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Mês movimentado? Imagina...


Mara Lane (Comitê Tecnico), Maria Geneci (CEPPIR)  Carlos 
Eduardo Nery Paes ( Diretor Superintendente do GHC), 
Antelina Ott (Participação Cidadã) e CarlaBaptista 
(Coordenação de Direitos Humanos) no evento do dia 5.

Começamos no dia 5 com um evento em parceria com a Comissão de Promoção de Políticas de Igualdade Racial (CEPPIR), a Obstetrícia do HNSC, o Comitê Técnico de Saúde da População Negra do GHC, o Laboratório de Análises Clinicas do HNSC e a Comissão de Gênero (CGênero)  marcando o inicio do programa que insere o exame Eletroforese de Hemoglobina no pré-natal de todas as gestantes atendidas no Grupo Hospitalar Conceição, medida que foi estendida, já no dia 8 de março, pelo nosso Ministro Dr. Alexandre Padilha, a todas as gestantes brasileiras acompanhadas dentro do Sistema Único de Saúde,através da Rede Cegonha.
Silvia Ramão e pacientes da SSC Vila Floresta.
Foto: Lêda Bertamoni

No dia 6, a psicóloga Silvia Ramão foi até o Serviço de Saúde Comunitária da Vila Floresta realizar uma oficina sobre violência contra a mulher a pedido da equipe da unidade de atendimento.
No dia 8 alem do apoio as já tradicionais  atividades “Cuidados em Saúde” da Saúde do Trabalhador para o Dia Internacional da Mulher (que nesse dia foram realizadas no Hospital Cristo Redentor), passamos o dia no pátio do Hospital Nossa Senhora da Conceição com corte de cabelo e maquiagem  (oferecimento do  Espaço Sandra),  aula experimental de pilates com as professoras do Studio Pilates Práxis,  aplicação de reiki  oferecida pela Associação Senhora de Lourdes, distribuição de materiais da Liga Brasileira de Lésbicas e da Cartilha da Lei Maria da Penha entre outros materiais da CGênero e da Coordenação de Direitos Humanos, a atividade foi finalizada por apresentações do Instituto de Educação, Cultura e Esporte Maria Nazareth e do Bloco Mocidade da Bonja.
Estiveram presentes durante o dia as gerentes de Serviço de Saúde Comunitária, Claunara Mendonça, a Gerente da Comissão de Licitação, Rosane Dias e a representante da Casa Civil do Estado, Ariane Leitão.
Após o encerramento dessa atividade fomos acompanhar o Grenal Feminino organizado pela Assessoria de Comunicação Social do GHC e disputado pelas funcionárias do grupo no Esporte Clube São José. O jogo foi finalizado com 4 gols marcados pelas coloradas contra 1 feito pelas gremistas.

Fabrício Carpinejar e Cínthya Verri foram recebidos no Chalé da Cultura.
O dia 9 foi um dia bem mais tranqüilo, sem correrias, com uma Oficina sobre violência contra a mulher no Serviço de Saúde Comunitária da Vila Floresta realizada psicóloga Silvia Ramão. Para fecharmos  a semana com chave de ouro, as 17h em parceria com a Saúde do Trabalhador e a CGênero recebemos a visita de Fabrício Carpinejar (poeta e jornalista) e sua esposa Cínthya Verri (psiquiatra) que fizeram um bate papo descontraído sobre relacionamentos, amor, família, sexo e filhos entre outros....
No dia 13 a Saúde do Trabalhador deu sequência na atividade de “Cuidados em Saúde” dessa vez no Hospital Fêmina mais uma vez com o apoio da CGênero.
No dia 15 de tarde fomos ao Fêmina  para um papo descontraído sobre os ícones femininos no galpão do hospital a noite em parceria com a Comissão de Licitação e a CGênero realizamos a  Palestra "Mulheres Nos Espaços De Poder" no mezanino do Hospital Nossa Senhora da Conceição com as Secretárias Míriam Marroni (Secretária de Governo do RS), Maria Eunice (Secretária Especial de Estratégia e Inovação de Canoas) e Necca Steffens (Secretária de Políticas para Mulheres de São Leopoldo).
No Hospital Cristo Redentor realizamos a oficina de Violência Contra a Mulher no dia 22 na sala de estar dos funcionários de manhã com a orientação da terapeuta ocupacional Clori Araújo e pela tarde com a historiadora Ledâ Bertamoni.
Na tarde do dia 23 a CGênero e a Coordenação de Direitos Humanos fizeram-se presentes no "Dialogo com a Ministra da Igualdade Racial Luiza Bairros e o Povo de Terreiros do RS", na Câmara de Vereadores de Alvorada promovido pela Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres e pela RENAFROSAÚDE RS.
E para Finalizar o mês fomos ao Seminário: Construindo Território de Paz, realizado no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael no dia 29, o seminário foi promovido pelo Consórcio Metropolitano da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (GRANPAL) com apoio da Secretaria de Segurança Pública.
Aproveitamos ainda para agradecer a todos aqueles que de alguma forma contribuíram para que essas atividades pudessem acontecer. O mês foi corrido, foi, mas também foi divertido, foi descontraído e foi glorificante ver tudo dando certo por ter o apoio e a parceria de pessoas que vieram engrandecer cada uma das ações da CGênero/Coordenação de Direitos Humanos.
 Muito Obrigada aos que depois de tanto tempo permanecem juntos e unidos pela causa e Muito bem vindos aqueles que se somam ao nosso grupo a partir de agora!

Assim desejamos a todos um ótimo inicio de trabalho nessa nova fase de parcerias!

Todas as fotos das atividades estão disponíveis no Facebook da Coordenação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua Contribuição!