“Todos são iguais perante a lei sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direitos à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e a propriedade...”

art.5º Constituição Federal

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Chefe da equipe canadense que vai ajudar vítimas de Santa Maria já está em Porto Alegre

O chefe da equipe da Universidade de Toronto, no Canadá, que vai auxiliar na recuperação das vítimas do incêndio na Boate Kiss de Santa Maria, desembarcou por volta das 17h no Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, por solicitação do Ministério da Saúde. Marcelo Cypel, especialista em transplante de pulmão e cirurgia torácica e diretor do programa de suporte pulmonar extracorpóreo, foi recepcionado pelo Diretor-superintendente do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Carlos Eduardo Nery Paes.

Cypel tem 36 anos e é especialista em ventilação extracorpórea, técnica que permite uma regeneração do pulmão a partir do próprio sangue do paciente. “O Dr Marcelo, em conjunto com os profissionais que estão envolvidos no atendimento aos pacientes com quadro mais grave, tanto em Porto Alegre quanto em Santa Maria, vão avaliar quais casos necessitam da técnica”, explicou Nery.

Além de Marcelo Cypel, está prevista para amanhã, segunda-feira (4/2), a chegada de outros dois médicos e uma enfermeira, todos da Universidade de Toronto. Amanhã pela manhã, Cypel terá reunião com os profissionais dos hospitais de Porto Alegre para avaliar a situação e a necessidade de atendimento imediato. Às 11 horas, participa de uma teleconferência para discutir questões relativas a procedimentos utilizados nos pacientes de Santa Maria. Na terça-feira, se desloca para Santa Maria, onde participará da avaliação dos feridos internados nos hospitais daquele município. Na quarta-feira, a equipe canadense terá reunião na Secretaria Estadual de Saúde.

Os equipamentos necessários para realizar a técnica de ventilação extracorpórea já estão disponíveis no estado. O Ministério da Saúde disponibilizou 22 respiradores, sete ambulâncias de unidade de terapia intensiva (UTI) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); 30 ventiladores, 30 oxímetros de pulso e 15 monitores.

Marcelo Cypel, que está no Canadá há oito anos, foi convidado pelo ministro da Saúde Alexandre Padilha, em contato realizado na semana passada, por telefone. Ao todo, 66 voluntários da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e psiquiatras, trabalham no atendimento às vítimas do incêndio.

Creditos: Alexandre Costa - texto e fotos

Fonte: Grupo Hospitalar Conceição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua Contribuição!