“Todos são iguais perante a lei sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direitos à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e a propriedade...”

art.5º Constituição Federal

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Secretaria de Direitos Humanos inaugura projeto “Turismo Acessível” em Pernambuco

O Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), participou na quarta-feira (30) da inauguração do Projeto “Turismo Acessível, Pernambuco sem Barreiras”, em Fernando de Noronha. Com o projeto, estão sendo disponibilizadas na Praia do Sueste, localizada na área do Parque Nacional Marinho, uma esteira de acesso ao mar, cadeiras de rodas anfíbias e profissionais qualificados para o banho assistido.

A iniciativa, que tem parceria do Ministério do Turismo e da Secretaria de Turismo de Pernambuco, garante o ir e vir das pessoas com deficiência à praia, possibilitando desfrutar do banho de mar com autonomia e segurança.

Participaram também do evento o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, o administrador do Distrito Estadual de Fernando de Noronha, Romeu Batista, o chefe do Parque Nacional Marinho, Ricardo Araújo, e o gerente da EcoNoronha, empresa concessionária dos serviços turísticos do Parque Nacional Marinho, Pablo Mórbis, além de entidades de apoio aos deficientes físicos e a comunidade local.

No ato, o secretário da SDH/PR Antônio José destacou a importância do preparo dos espaços públicos para atender todas as pessoas, sem distinção. Ele aproveitou para apresentar as ações do Governo Federal voltadas para a acessibilidade nos atrativos turísticos. “O dia de hoje é de muita comemoração para as pessoas com deficiência, em especial aquelas que usam cadeira de rodas. É um momento de festa pela conquista do direito de ir à praia e tomar banho de mar como todas as outras pessoas”, reforçou.

O Ministério do Turismo destinou 84 milhões ao projeto, somados os recursos de contrapartida das prefeituras e governos estaduais, em ações de acessibilidade destinadas à campanha de rede hoteleira para sensibilização da necessidade dos leitos acessíveis, até a capacitação de gestores estaduais e a realização de obras nas cidades sedes da copa do mundo.

O projeto tem a meta de atender ainda Recife e Porto de Galinhas até o mês de março deste ano.


Fonte: Secretaria Nacional de Direitos Humanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua Contribuição!